Skip to content

A receita de barreado

O barreado ou carne barreada é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado.

História

Sua origem é açoriana de um ritual de 300 anos ainda seguido no preparo do prato. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século XVIII. Os registros antigos indicam a vila de Guaraqueçaba como a disseminadora da receita. O tempero do prato seguiu junto com outras manifestações culturais para o continente, entre elas o fandango, dança de tamancos ao som da rabeca.

A simplicidade na preparação do prato garantiu que a receita fosse mantida com os mesmos ingredientes e características. Uma das suas características é que mesmo requentado mantém o seu sabor, uma vez que é feito dentro de uma panela de barro pesada (Caldeirão de Barro), com tampa pesada do mesmo material, de barro, que é levado ao fogo sempre, para mantê-lo sempre super quente, perto de aproximadamente 100 graus celsius. Durante os dias de festa do fandango, o prato era reaquecido a cada refeição. O sabor não se perde, pois o caldo grosso que se forma é que mantém o sabor da carne que se desmancha devido ao grande calor gerado pelo caldeirão tampado, com tampa pesada do mesmo material, sempre levado ao fogo e mantido nas labaredas, durante toda a festa.

O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. O preparo é misturado à farinha de mandioca (até receber a consistência que dá nome ao prato), e servida com arroz e banana-da-terra fatiada[2]. O modo de servir pode ser diferente, de acordo com a região do Brasil, Portugal e Espanha, bem como da Inglaterra onde o prato também é apreciado. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro – cerca de vinte horas – o suficiente para desfiar toda a carne e mantê-lo no fogo sempre. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso e temperado a gosto regional. Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água para manter o vapor dentro da panela (Caldeirão).

A aguardente de banana pode ser servida como aperitivo, sendo o Vinho a bebida tradicional para o acompanhamento do prato, bem como o suco de Uvas.

Os locais tradicionais do Estado do Paraná onde encontra-se com facilidade o barreado são as cidades de Morretes, onde o prato é mais conhecido, porém também encontra-se nas cidades vizinhas: Antonina e Paranaguá.

Ingredientes:

• 2 kg de carne de segunda;
• 100g de bacon;
• 2 cebolas;
• 5 dentes de alho;
• louro;
• cominho;
• sal a gosto;
• cheiro verde
• panela de barro.

Modo de preparo:

Para começar, forre o fundo da panela com bacon para evitar que a carne pegue no fundo da panela durante o cozimento. Afinal, serão muitas horas no fogo e grande parte delas com a panela tampada e vedada pelo “barro” que teremos de fazer com farinha e água. Em camadas, coloque um pouco de carne cortada em cubos, em seguida a cebola, o alho e o sal. Depois, coloque novamente o bacon, a carne, a cebola, o alho e o sal. Faça no mínimo três camadas de cada. Cubra todo o conteúdo com água. Feito isso, é hora de barrear a panela. Coloque a farinha em um pote com água, o bastante para formar uma massinha que, moldada com as mãos, permita a vedação da panela (veja no vídeo acima). Com a massinha, feche a panela completamente. No fogo alto a panela ficará por uma hora. Se surgir um furo (por onde vazará água quente), faça mais massa para tampá-lo. Depois de uma hora, mais duas horas de fogo médio. Abra a panela e vá regando com mais água. Leve ao fogo médio novamente novamente por mais 5 horas. Cuidado ao retirar do fogo. Depois de pronto, acrescente um pouco de cominho e louro. Em seguida, acrescente o cheiro verde. Essa receita rende para 15 pessoas. Observação: Caso não tenha a panela de barro, cubra todo o conteúdo com água. Feche a panela e coloque para cozinhar por no mínimo três horas

Para servir:

Para servir, deve-se colocar duas colheres da farinha para duas conchas de barreado fervendo em um prato fundo. É importante que a carne esteja muito quente para que ajude a cozinhar um pouco da farinha no momento da mistura. Como acompanhamento, a sugestão é uma banana.

Restaurante Casarão Morretes: Restaurante Barreado, carnes nobres, Graciosa de moto, barreado da Gazeta do Povo, prato tipico de morretes, frutos do mar, o que fazer no litoral, melhor barreado, rio Nhundiaquara, Serra de trem, barreado mais famoso, o que é barreado, gastronomia Morretes, atrações turísticas, Serra Verde Express, barreado paranaense, Receita de barreado, melhor gastronomia, grandes atrações, banana flambada, restaurante tradicional, carne desfiada, Centro Histórico, decoração da época, famoso barreado, barreado de morretes, barreado de Morretes, barreado receita, barreado em morretes, Casarão Morretes, onde comer, Serra da Graciosa, história do barreado, rio de bóia, melhor atendimento Morretes, em Morretes, barreado o que é, não tem praia, Cidade de Morretes, barreado comida, comida barreado, barreado da Globo, historia do barreado, cidade litorânea,

Desenvolvido por: grandecaio.com.br